Cliente sempre tem que ter razão?

Oi!
Uma das grandes lemas sobre vendas é o frase “cliente sempre tem razão”. Quase uma prece 🙂

Mas, pelo grande número de queixas em sites como o Reclame Aqui, nota-se que na prática a expressão é apenas mais uma frase de efeito.

Porque se o cliente fosse realmente majestade, as empresas existiriam apenas para servi-las. Infelizmente, muitos empresários criam seus negócios apenas em ganhar dinheiro, em vez de compartilhar valores. E não tem nada de errado nisto, mas é uma pena que ganham dinheiro apenas uma vez, quando poderiam ganhar sempre.

_Photo by bruce mars from Pexels

A partir de uma estratégia de marketing bem elaboradora e comunicação, as empresas precisam mudar a forma como se relacionam com o cliente, e não se preocupar sobre quanto dinheiro gastam para se comunicar com ele. Pois se o cliente tiver razão, ele não precisa comprar de você.

O cliente vai buscar o produto ou serviço de quem pode oferecer a tal experiência de compra. Ou que simplesmente o atenda com qualidade e respeito. O cliente já sabe quanto custa o produto e o que ele faz. Seu cliente quer ser bem atendido mesmo depois que vencer a garantia legal do produto.

E falando em rei, como sua empresa trata os empregados, ou “colaboradores”? Se uma empresa não cuida bem dos funcionários, como acha que estes irão tratar o cliente? Mesmo batendo metas, seus colaboradores preferem sair e buscar um lugar que pague a mesma coisa, mas o tratem com respeito. Não custa lembrar: colaborador satisfeito, cliente feliz!

Para tratar seu cliente de maneira que ele fale bem de você e volte mês que vem para comprar mais, é preciso cuidar bem do ponto de venda, do marketing, dos vendedores e até mesmo do seu dinheiro. Pois este só aparece para quem o multiplica 🙂

 

BACK TO TOP