Como funciona uma estratégia de marketing?

Um bom plano de marketing precisa levar em conta análise de contexto [mercado, público-alvo, produto, etc], identificar oportunidades de negócios ou estabelecer metas comerciais [em 180 dias precisamos crescer nossas vendas em 25%].

Por isto, a importância em se estabelecer um bom começo. Neste caso, apresentamos 3 aspectos principais para começar sua estratégia de marketing:

> Manter um faturamento “operacional”, ou seja, vender seus produtos ou serviços para quitar os custos básicos [aluguel, energia, água, luz, salários, estoque, etc];

Construção da marca e valores da empresa. Influenciar o poder de decisão do cliente, através de campanhas de comunicação [anúncios em redes sociais, Google, cartão de visita, uso de telefone e WhatsApp, fachada, layout e decoração da loja, folders ou catálogos, cardápios, promoções]. Importante destacar que atendimento e pós-venda são itens que precisam ser tratados com cuidado, pois podem colocar em risco os investimentos em comunicação.

> Cuidar do cliente em todos os momentos de venda. O plano de marketing precisa identificar o que o cliente precisa e busca, por isto deve ajudar melhorando estas estratégias e apontando novos caminhos para aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, o lucro.

O principal objetivo desta estratégia de marketing é fidelizar o cliente. Não basta que ele compre uma vez seu produto ou serviço. Ele precisa comprar mais vezes e até mesmo recomendar para outros o que sua empresa faz ou vende.

Estamos à disposição no WhatsApp 41 99986-3768 para conversar e encontrar o seu plano de marketing ideal.

Marketing para pequenos negócios

Olá!

Quando você tem uma microempresa, está focado em reduzir custos para aumentar os lucros. Mas precisa colocar nesta conta o investimento em marketing.

E investir em marketing não é caro. Pode ficar bem mais caro deixar de fazer um folder, caprichar na fachada, uniforme, logotipo e até mesmo na embalagem.

marketing

E o erro de achar que qualquer um pode fazer sua mídia social só porque “cobra pouco” tem um alto custo para seu negócio.

Mas antes de investir em marketing, você precisa responder: o que preciso divulgar? O que vendo ou o que meu produto pode fazer pelo cliente?

As pessoas compram resultados. Um carro serve para ir de A para B, por mais estiloso e caro que seja. Neste caso, o comprador do veículo quer conforto e segurança para sair de casa e chegar até a praia, por exemplo.

Eis um dos segredos do marketing bem feito: deixar claro para o cliente quais vantagens ele vai levar comprando o seu produto ou serviço.

Por isto, investir em marketing não é questão de caro ou barato, mas de resultados.

Os clientes preferem valor a preço?

Revendo algumas anotações para uma assessoria em abril de 2012, encontrei um artigo interessante da revista HSM Management [número 90, jan/fev 2012]. O artigo apresentava uma longa e interessante abordagem sobre as dificuldades para se determinar o preço de um produto, serviço ou ideia.

A questão que me chamou a atenção foi justamente sobre a comunicação do valor que a empresa possui.

Isto vai além de precificar um produto ou serviço, porque a empresa sofre quando precisa convencer o cliente sobre o desempenho de seus produtos ou serviços.

Foram considerados também que os fatores de custo, concorrência e valor ao consumidor impactam sobre a lucratividade do negócio ou serviço.

Neste caso, a solução oferecida na consultoria foi:

> mostrar o significado do produto/serviço e o desempenho para o cliente;

> traduzir os atributos-chave do produto/serviço que tragam benefícios para o cliente utilizando uma linguagem acessível e padronizada em diversas mídias [embalagem, PDV, anúncios no Google, Facebook, Instagram];

> comunicar o que o valor do produto/serviço realmente oferece ao cliente [foco nos resultados obtidos e benefícios adquiridos].

O que você realmente precisa dizer para o cliente?

A diversidade de opções à disposição de todos aumenta exponencialmente, todos os dias. Considerando apenas as ferramentas de busca na internet e de leitura para tentar organizar as informações, ofertas, notícias, fotos, vídeos e mensagens, o conteúdo oferecido deixa qualquer um afogado de opções.

Mas você não precisa de tudo. Mas precisa saber o que realmente pode melhorar suas vendas.

Precisa apenas do que realmente vai usar para obter os melhores resultados para sua empresa.

Sem esta premissa, o resto é cobertura de bolo no fim da festa, promessas que apenas complicam seu negócio.

entender o que o cliente precisa é metade do negócio fechado.

Em comunicação, o resultado não pode surgir apenas no final. Precisa ser a primeira pergunta: o que realmente sua empresa, e seus colaboradores precisam ter e fazer para atender seus clientes?

Pra quê fazer uma newsletter por e-mail se estão todos conferindo mais suas mensagens no WhatsApp? Tem certeza que anunciar no jornal vai incrementar suas vendas em 10%? Qual é a ideia que a Coca-Cola teve ao comprar a Matte Leão, porque ela só vende refrigerante? Quem atende o telefone na sua empresa é capaz de dizer algo a mais além de “alô”?

Estratégias de comunicação não servem para nada se você não se perguntar o que realmente seu cliente precisa, que tipo de resultado além do lucro seu negócio vai gerar para seus clientes.

Ajudamos você a melhorar a comunicação da sua empresa.

Marketing não é caro

Um dos grandes questionamentos sobre marketing é sobre quanto custa. Para simplificar, devolvo com uma resposta simples: depende.

Marketing pode ser caro se não existir planejamento. Mas pode ser barato se fizer parte de uma estratégia de médio e longo prazo.

Marketing pode ser barato se for mal-feito, sem métricas de controle [medir com números e planilhas para comparar resultados], e atender somente a ações pontuais. Mas pode ficar caro se as ações forem realizadas sem conversar com os vendedores e clientes, e atender metas reais e plausíveis de serem atingidas.

No final das contas, o resultado das ações de Marketing determinam seu valor, e nunca seu custo.